Ensaios Sobre a Solidão, foi patrocinado e apresentado pela CAIXA Cultural Brasília em Fevereiro de 2011. O projeto é uma extensão do contato com o texto Enfim, só: Solidão a Comédia, de Vicente Pereira e marcou a primeira grande montagem do Teatro Funil. A peça aborda a solidão através da aspereza e crueldade do humor de três personagens cômicas, extremamente solitárias e infelizes.
O texto original apresenta cinco quadros independentes para um único ator. A montagem do grupo coloca em cena três desses quadros, simultaneamente apresentados pelos atores do Teatro Funil: A Fogueira das Vaidades com Elisa Carneiro, A Dama da Noite com Fernando Martins e Vamos Falar Francamente? com Luiz Felipe Ferreira. As três pequenas histórias são encenadas em espaços delimitados e isolados, para enfatizar a independência das ações e a possibilidade de multiplicação do tema. Duração: 60 minutos.
A direção optou pela inversão de gênero para enfatizar o caracter cômico e desajeitado das personagens da peça, no entanto, o exercício da cena não se apoiou na caricatura para provocar o riso fácil. Apesar do travestimento dos atores, a caracterização e a atuação se desenvolvem com delicadeza, buscando definições sutis. A ambientação sonora - rica em detalhes, através de inúmeras camadas de som - amplia o exercício da imaginação e enfatiza os contornos estéticos do trabalho.
Ficha técnica
Direção: Fernando Martins
Elenco: Elisa Carneiro, Fernando Martins e Luiz Felipe FerreiraTrilha Sonora Original e Entorno Acústico: César Lignelli
Iluminação e Cenografia: Fernando Martins
Figurino e Maquiagem: Luiz Felipe Ferreira
Operação Técnica: Mirella Façanha e Felipe Pacheco
Figuração: Ana Monteiro e Paula Sallas
Fotografia: Nina Orthof