Nome do Texto: A DAMA DA NOITE
Autor: Vicente Pereira
Release: Geneviève é uma solteirona de 30 e poucos anos, que se esforça para agradar um parceiro imaginário no primeiro encontro. Ao longo da noite, doses de um poderoso drink chamado Paris em Chamas, desenham as elípses necessárias para o fim desastroso da cena, que dura aproximadamente 18 minutos.
Encenação: O trabalho se apóia em uma ampla rede de sentidos construidos acusticamente. O percurso de embriaguez da personagem é enfatizado pela música e pelo entorno acústico. Em cena, uma mesa e uma cadeira flutuam em uma atmosfera de noite boêmia: sons de conversas e risadas em bar, passos de garçons e pessoas, copos e bandejas, são distribuidos em torno da platéia. A música tema foi desenvolvida a partir de referências contidas no prórpio texto: o nome da personagem e do drink ofereceram o contorno necessário para a escolha do acordeon como instrumento central, fazendo uma alusão ao um som tipicamente francês. À medida que a personagem se embriaga, a música tema põe-se em quebra ritmica, enquanto o bit do som de bar gradativamente diminui, enfatizando a distorção da realidade proposta pelo texto.
A Dama da Noite foi apresentada no III Festival de Cenas Curtas, promovido pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, realizado em julho de 2010 - em Brasília, onde foi premiada como Melhor Cena pelo Júri Popular.
Crítica de Sergio Maggio - Festival Dulcina de Cenas Curtas 2010
Ficha Técnica
Concepção e Atuação: Fernando Martins
Figurino: Luiz Felipe Ferreira
Trilha Sonora: César Lignelli
Foto: Thiago Sabino